15 de abril de 2024

2024/04/15

Olá, meus caros. Semana passada fui convidado para discorrer em um programa de TV local sobre o que é a economia prateada. E isso me deu motivos para falar também aqui sobre as oportunidades que um mercado em franca expansão pode oferecer a quem está pensando em um novo empreendimento ou reinventar o seu.

A chamada ‘economia prateada’, refere-se ao segmento de mercado focado nas necessidades e nos desejos da população de mais idade, que vem crescendo devido ao aumento da expectativa de vida e à redução das taxas de natalidade em muitos países e não é diferente no Brasil e em especial em Londrina.

Para termos uma ideia, aqui em nossa cidade são mais de 100.000 pessoas com 60 anos ou mais, o que representa mais de 18% de nossa população e este percentual dobrará nos próximos 25 anos.

Agora observe, em geral as pessoas com mais de 60 anos tem maior renda disponível do que as pessoas mais jovens, tanto porque já possuem uma carreira consolidada e estão no auge de suas remunerações, seja porque já não tem mais as despesas associadas a criação e educação dos filhos, ou porque acumularam um patrimônio significativo. Outros estão aposentados e tem mais tempo livre  ou trabalham em regime reduzido de horas.

Isso não significa que pessoas nesta idade não estão constituindo família, ou sendo o arrimo principal de seu núcleo familiar, mas uma grande parte destas pessoas, já atingiu uma relativa estabilidade e possuem interesses bastante diversos dos mais jovens.

À medida que as pessoas envelhecem, suas prioridades de consumo mudam. Elas buscam produtos que promovam conforto e facilidade de uso, e serviços que ofereçam assistência e conveniência, como entrega em domicílio e assistência pessoal.

Passam a ter um foco maior em atividades mais calmas e acessíveis, como passeios culturais, hobbies criativos, e turismo adaptado, o que afeta a demanda por certos tipos de entretenimento e viagens.

Valorizam sua independência e buscam produtos e tecnologias que os ajudem a manter suas vidas e rotinas diárias sem a necessidade constante de ajuda externa. Isso inclui tecnologias assistivas e soluções de casa inteligente.

Aumenta a preocupação com a segurança e a saúde a longo prazo. Isso impulsiona a demanda por moradias seguras, sistemas de alerta médico, e seguros de saúde e de vida adaptados a suas necessidades específicas.

Com o avanço da idade, surgem questões de saúde específicas, como mobilidade reduzida, problemas de visão e audição e condições crônicas que requerem tratamentos e cuidados médicos contínuos. Isso aumenta a demanda por produtos de saúde adaptativos, serviços médicos especializados, e medicamentos.

Estou legislando em causa própria, é fato, já que passei a algum tempo dos 60 anos, e sei de experiência própria, do que estou dizendo. E o mercado constituído por nós, quer e precisa de uma atenção diferenciada que pode se tornar uma excelente oportunidade para você empresário, para você empreendedor. Percebeu como você tem uma oportunidade de ouro para atuar neste mercado?

Pensa nisso. Nos vemos na próxima coluna e até se cuida. 

   

Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.