O mês de fevereiro apresentou queda significativa no percentual de consumidores negativados na comparação com 2024, embora tenha havido também redução no percentual daqueles que conseguiram limpar o nome.
O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.
O resultado de fevereiro de 2025 confirma a tendência de queda na quantidade de consumidores que tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes. O recuo foi de 22,9% na comparação com fevereiro de 2024, sendo que o mês de janeiro já trazia também redução de 12,8% no percentual de consumidores negativados.
Por outro lado, a quantidade de consumidores que conseguiram regularizar suas pendências e sair da restrição ao crédito foi menor em 9,7% na comparação com o ano passado. No cômputo geral, houve aumento na base de consumidores com capacidade de tomar crédito no mercado varejista de Londrina.
A diminuição significativa no número de novos inadimplentes, aliada ao aumento na base de consumidores com crédito disponível, sugere uma melhora na saúde financeira da população. Apesar da redução no número de consumidores que regularizaram suas dívidas em comparação com o ano anterior, o saldo geral indica um ambiente mais favorável para o consumo e para a economia local.