Depois de 2 meses com percentuais de inadimplência menores que nos respectivos meses do ano anterior, o mês de julho voltou a ter percentual maior de incluídos na condição de restrição a crédito.
O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.
Os dados do mês de julho mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes foi 35,7% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado. Quando a comparação leva em consideração os primeiros 7 meses de cada ano, 2024 mostra um acréscimo de 14,9% no número de consumidores que tiveram o nome incluído na condição de negativados.
Por outro lado, a quantidade de consumidores que conseguiram regularizar sua situação e tiveram seu nome retirado do cadastro de negativados foi maior em 5,2% neste mês de julho em relação a julho de 2023. No acumulado do ano, a quantidade de consumidores que conseguiram limpar o nome está 17,7% maior que no mesmo período do ano passado.
A recuperação no numero de empregos formais na cidade de Londrina ainda se dá ainda para remunerações baixas, de até 2 salários, o que é um limitador para uma melhora mais significativa da capacidade de quitação de dívidas antigas.